Desfolhada e Malhada

No passado sábado comemorou-se o Dia Mundial do Turismo , na freguesia de Fonte Boa, em que  a Câmara Municipal de Esposende em parceria com o Rancho Folclórico de Fonte Boa e a União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, com início, pelas 21,30 horas, teve lugar a “a desfolhada e malhada” com a participação dos diversos ranchos do concelho, que em o cortejo  e cumprindo a tradição, sob cânticos, teve lugar  o “virar do carro”, seguindo-se a desfolhada, na esperança de encontrar o milho-rei e  o malhar das espigas.

Com o objectivo de preservar os usos e costumes, a cultura popular associada à vida do campo e o espírito de salutar conivência entre os elementos dos ranchos concelhios, a Autarquia, em colaboração com os agrupamentos folclóricos concelhios, organiza, anualmente, esta actividade, em itinerância pelas freguesias do concelho.

No final teve lugar uma merenda coletiva em que  as rusgas, ao som das tocatas dos grupos folclóricos, convidaram a população a participarem na “festa”.

Um agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram, permitindo assim, uma noite de convívio, de alegria,  e o recordar velhas tradições.