Cerimónia da Bênção da Requalificação do Cemitério de Rio Tinto

No passado domingo, dia 13 de julho de 2014, pelas 10 horas, a população de Rio Tinto e demais convidados rumaram ao cemitério para proceder ao descerramento da placa referente às obras de ampliação do cemitério que foram benzidas pelo Reverendo Pároco de Rio Tinto, Padre José Miguel Pereira, na presença do Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Arq. Benjamim Pereira, do Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, do executivo da Junta e do Presidente da Assembleia de Freguesia.

Seguiu-se uma breve sessão solene, no auditório da Junta de Freguesia, onde discursaram os vários intervenientes.

O Pároco de Rio Tinto, Padre Miguel Pereira salientou a importância da Obra realizada e do apoio dado pela Câmara Municipal, mas aproveitou a presença do Presidente, Benjamim Pereira, para solicitar a ajuda do Município para a construção de uma Capela Mortuária, que considera uma obra urgente, dada a ausência de um espaço para velar os defuntos.

O presidente da Junta de Freguesia, Carlos Escrivães destacou a importância deste dia para a população de Rio Tinto, dado que, a ampliação do cemitério era uma obra à muito esperada.

Referiu que apesar dos atrasos causados pelo temporal de 21 de Outubro de 2013, que provocou a derrocada do muro do cemitério, conseguiu-se transformar uma tragédia numa coisa boa, só assim foi possível realinhar o muro do lado Norte do cemitério e obter uma obra com qualidade.

Terminou agradecendo ao Sr. Presidente da Câmara o apoio do Município na concretização desta obra, ao executivo anterior pelo excelente trabalho realizado e a toda a população.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende iniciou o seu discurso agradecendo a presença de todos e realçou o empenho e trabalho dos diversos intervenientes para a concretização da obra, nomeadamente, do anterior e atual executivo da Junta de Freguesia.

Benjamim Pereira destacou o elevado investimento efetuado nesta freguesia, uma vez que, a Obra de ampliação do cemitério, que permitiu criar mais 56 sepulturas e espaço para, no futuro, serem construídos 9 Jazigos (capelas) orçou em cerca de 156 mil euros e foi suportada na sua totalidade pela Câmara Municipal.

Referiu ainda, que para além desta obra, existiram outros investimentos, resultantes da intempérie do passado mês de outubro, nomeadamente, a reconstrução da ponte da Rua das Pontizelas, com um custo de 57 mil euros.

A finalizar a sua intervenção, o Arq. Benjamim Pereira, em resposta à solicitação do Pároco de Rio Tinto, comprometeu-se a ajudar na concretização de mais uma obra considerada prioritária para a freguesia, Construção da capela Mortuária.

.