História de Fonte Boa

A designação de Fonte Boa aparece em 1589.
Até essa data chamava-se Fonte Mala, Fonte Maa, Fonte Má.
Segundo alguns historiadores há dúvidas se Fonte Boa, por exemplo, não se terá também chamado Frente Mar. Não se sabe exatamente, qual seria o nome desta freguesia antes do século IX. Sabe-se, isso sim, que os primeiros Bispos de Braga, nomeadamente S. Martinho de Dume, quiseram apagar todos os efeitos negativos de antigos cultos pagãos que ainda persistiam na sua Arquidiocese.

Um desses cultos era ao Deus das Fontes e, por isso, houve necessidade em afastar as populações desses locais. Para que isso acontecesse, bastava dar um sinal contrário ao local de culto.
É assim que as terras que vizinhavam com a fonte, passaram na ser conhecidas por terras de Fonte Má.
Foi um processo de desabituação longo que somente terá sido banido quando D. Frei Bartolomeu dos Mártires, em meados do século XVI, sabedor que as gentes de Fonte Boa já não ligariam àquele antigo culto, alterou o nome de Fonte Má para Fonte Boa.

Tem-se associado a conhecida Fonte do Couto à nossa origem. Trata-se de uma típica fonte de mergulho, em cuja estrutura pétrea se vislumbram sinais evidentes de sacralização. Toda a fachada da fonte, de granito, foi decorada com cruzes e cruzeiros, de traço bem primitivo, por forma a sagrar a fonte e o espaço envolvente.
Esta prática é usual em monumentos pagãos desde a colocação de pequenas capelas acrópoles dos castros, até às cruzes apostas nos marcos miliários das vias romanas. Deste modo não será difícil de admitir que estamos perante a Fonte que marcou a História de Fonte Boa.

 

Heráldica

Brasão
Fundo em vermelho, fonte constituída por um pano de parede, rematado por um frontão entre dois pináculos, tudo de ouro, lavrado e realçado de negro.
Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro “FONTE BOA – ESPOSENDE”.

 

Bandeira
Amarela. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Selo
Nos termos da Lei, com legenda: “Junta de Freguesia de Fonte Boa – Esposende”.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Contactos

FONTE BOA

Rua da Escola, 14

4740 – 415 Fonte Boa

Tel. +351 253 982 800

Fax +351 253 982 526

secretariafb@uf-fonteboa-riotinto.pt

 

RIO TINTO

Lugar da Igreja

4740 – 612 Rio Tinto

Tel. +351 253 852 528

Fax +351 253 852 528

secretariart@uf-fonteboa-riotinto.pt