I N F O R M A Ç Ã O (CEMITÉRIOS)

I N F O R M A Ç Ã O

(CEMITÉRIOS)

A situação epidemiológica que se verifica em Portugal, consequência da pandemia da doença COVID-19, justifica a adopção de medidas com o objectivo de prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infecção.

Assim, face à situação epidemiológica que actualmente se verifica em Portugal, com um aumento muito acentuado do número de novos casos de contágio da doença, justifica a adopção de medidas mais restritivas de combate à doença COVID – 19, impondo às autarquias locais, entre outras, a adopção de medidas que garantam a proibição de agrupamentos de pessoas, o controlo do distanciamento social de segurança e o uso de máscaras de protecção.

Neste sentido a Junta de Freguesia, conforme parecer da Unidade  de Saúde Pública, de forma a mitigar o contágio e a propagação do vírus SARS-CoV-19 e a doença COVID-19, pois a protecção da saúde pública e a salvaguarda/segurança da população é primordial, informa o seguinte:

- Os Cemitérios da União das Freguesias de Fonte Boa e de Rio Tinto encontrar-se-ão encerrados no dia 01 de Novembro de 2020 (Dia de Todos os santos), reabrindo no dia seguinte;

- Por forma a possibilitar o arranjo e embelezamento das sepulturas e a homenagem por parte de familiares, os cemitérios encontrar-se-ão em funcionamento até 31 de outubro de 2020. Os trabalhos de manutenção e embelezamento das sepulturas deverá ser realizado, ao longo da semana (26 a 31 de outubro), no máximo por duas pessoas e pelo tempo estritamente necessário à realização das tarefas;

- Os cemitérios poderão ser alvo de encerramento no caso do incumprimento das regras estabelecidas ou por mudanças no contexto epidemiológico local ou em função da evolução da pandemia em Portugal e das imposições legais que dela decorram;

A Junta de Freguesia agradece a compreensão de todos, solicitando aos cidadãos que cumpram, escrupulosamente, as orientações constantes deste Informação, contribuindo, de forma responsável, para o esforço comum de combate à pandemia da doença COVID-19.

A Junta de Freguesia